Modelo Ágil

Entenda como ele funciona e aprenda dicas úteis de como utilizá-lo de modo eficiente.

Por que muitas equipes falham na implementação de Modelos Ágeis?

Por que o modelo falha?

Desde então, a Metodologia Ágil tem sido cada vez mais utilizada na área de TI, especialmente em empresas de tecnologia e startups que precisam ser ágeis e flexíveis para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. Porém, após duas décadas de utilização e grande visibilidade do modelo, muitas empresas não conseguem obter os resultados desejados. Há várias razões para este cenário e as mais frequentes incluem:

Falta de apoio corporativo:

Muitas implementações de metodologias ágeis partem das equipes técnicas, atentas às tendências do mercado, mas não contam com o engajamento de outras estruturas corporativas, em especial dos gestores de escalões mais elevados, em especial das áreas de negócio. Se os gestores não estiverem comprometidos com a metodologia, pode ser difícil para as equipes implementá-la com sucesso. Um dos efeitos colaterais dessa falta de engajamento é o enfraquecimento do papel do PO (Product Owner), ou “Dono do Produto”, essencial para modelos como o SCRUM, por exemplo. A falta desse papel ou sua relegação a atores sem o necessário poder de decisão, compromete todo o processo.

Mudança cultural:

A implementação da Metodologia Ágil requer uma mudança cultural significativa em relação à forma como as equipes trabalham. Isso pode ser difícil para as empresas que estão acostumadas com um ambiente de trabalho mais tradicional.

Falta de habilidades e experiência:

A implementação da Metodologia Ágil requer uma equipe altamente qualificada e experiente em Agile. Se a equipe não tiver essas habilidades, pode levar tempo para desenvolvê-las e isso pode atrasar o processo de implementação.

Resistência à mudança:

Algumas pessoas podem ser resistentes à mudança e podem não estar dispostas a adotar a Metodologia Ágil. Isso pode dificultar a implementação da metodologia em toda a empresa.

Falta de comunicação:

A comunicação é fundamental para a implementação bem-sucedida da Metodologia Ágil. Se houver falta de comunicação entre as equipes, isso pode levar a problemas na implementação.

Falta de recursos:

A implementação da Metodologia Ágil pode exigir recursos significativos, como treinamento e software especializado. Se a empresa não tiver esses recursos disponíveis, isso pode dificultar a implementação da metodologia.

Implemente os Métodos Ágeis com sucesso em suas equipes

Manifesto ágil

 Em geral, a implementação dos métodos ágeis pode ser desafiadora, mas as empresas que superam esses desafios geralmente colhem os benefícios de uma equipe mais eficiente, colaborativa e capaz de entregar resultados de alta qualidade. Analisar as causas de falha acima expostas é o primeiro passo antes de iniciar uma implementação. Um cenário mais desafiador é quando já foi feita a doção de uma metodologia ágil e ela vem apresentando dificuldades, pois, além das dificuldades propriamente ditas, há ainda o potencial descrédito dos profissionais quando ao modelo, que dificulta a continuidade de sua adoção.

Além da análise dessas causas, seguem algumas estratégias para uma correta implementação da metodologia, ou para fazer ajustes, caso já tenha sido implementada:

Obtendo engajamento dos gestores

Como mencionado, os gestores têm papel fundamental no modelo, em especial os gestores das áreas de negócio (que são os “clientes internos” da área de TI). Para aumentar o engajamento desses profissionais, recomenda-se duas estratégias:

1. Reduza o número de reuniões longas com eles e a utilização de jargão técnico. Mantenha as cerimônias (conjunto de reuniões e ações nas metodologias ágeis) breves e objetivas.

2. Deixe claro para os gestores, em especial para os designados como PO´s que eles têm papel fundamental na construção da solução e que o seu engajamento é um fator crítico para o sucesso do projeto.

Divulgue os resultados

Os métodos ágeis realmente funcionam! As equipes e profissionais comprometidos com sua utilização certamente começarão a obter resultados positivos e a divulgação desses resultados tem um efeito multiplicador, aumentando a adesão por outras equipes.

Notas:

1. Neste artigo chamamos de métodos (ou metodologias) ágeis os processos genéricos que seguem os valores e princípios do Manifesto Ágil e não nos referimos às diversas implementações existentes desses métodos, como o SCRUM, XP, SAFe, etc.

Bibliografia:

The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses (Eric Ries).

Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time (Jeff Sutherland; J.J. Sutherland).

 

Autor:

Mauricio Luiz Ortensi

Mauricio Luiz Ortensi

Arquiteto de Soluções

Arquiteto de Soluções TI, com 35 anos de experiência em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com Java e C#. Desenvolvedor Certificado Java. Especialista em Processos de Desenvolvimento de Software. MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

Contact

Phone

(537)-699-9137

Email

mail@domain.com

Address

1234 Divi St. San Francisco, CA 93521